O governador Rui Costa (PT), que está no sétimo ano à frente do Executivo baiano, é o político brasileiro mais popular da Bahia

O governador Rui Costa (PT), que está no sétimo ano à frente do Executivo baiano, é o político brasileiro mais popular da Bahia. A informação é da consultoria Atlas, que teve pesquisa divulgada, ontem, pelo jornal Valor Econômico. 

Líder em imagem positiva na Bahia, com 63%, Rui é seguido de perto pelo ex-presidente Lula, que marcou 60% nesse quesito. Em seguida, aparecem os dois principais nomes da corrida ao Governo da Bahia em 2022: ACM Neto com 58% e Jaques Wagner, com 46%. 

Na pesquisa sobre quem é o favorito na corrida estadual, ACM Neto lidera com 45% – contra 27% de Wagner e 4% de João Roma e Marcos Mendes (brancos, nulos e não sabem somam 20%). 

A pesquisa também mostra a preferência dos baianos por Lula nas eleições presidenciais de 2022. O ex-presidente petista marca 63% das intenções de voto, mais que o triplo do desempenho do presidente Jair Bolsonaro, que atingiu 20%. O ex-ministro Ciro Gomes (PDT) tem 9% e o governador de São Paulo, João Doria (PSDB), marca apenas 1%. 

No cenário em que o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), substitui João Doria, Lula também lidera com 62%, contra 20% de Bolsonaro, 9% de Ciro e 3% de Leite. 

Já no cenário do segundo turno, Lula dispara na frente de Bolsonaro, com 67% a 20%. A pesquisa provocou os eleitores baianos a responderem se tinham imagem positiva ou negativa das principais personalidades políticas do Brasil. O presidente Jair Bolsonaro é avaliado positivamente por apenas 17% dos baianos. 

O levantamento foi feito pela consultoria Atlas entre os dias 30 de outubro e 5 de novembro. Com 827 respostas coletadas pela internet, a margem de erro é de 3 pontos. 

Tribuna da Bahia

 

Please follow and like us: