GUANAMBI: Propaganda política no rádio começou nesta sexta (30), e a campanha de NAL AZEVEDO diz que ele é o político “Mais Querido da História de Guanambi”; Quem foi mais popular, NAL AZEVEDO ou BINHA TEIXEIRA?

Binha Teixeira: foto arquivo municipal 

Realizo essa matéria jornalística para ao final desta, contar um testemunho interessante de uma conversa, que teria acontecido entre Nilo Coelho e um secretário municipal. 

A propaganda política no rádio começou nesta sexta (30), e a campanha de NAL AZEVEDO diz que ele é o político “Mais querido da história de Guanambi”.

Guanambi já teve outro político também muito popular. José Neves Teixeira (BINHA TEIXEIRA), foi prefeito de sua cidade natal, CAETITÉ, de 1963 a 1967. Transferiu-se, depois, para GUANAMBI, sendo também prefeito, de 1976 a 1982 e de 1989 a 1992.

BINHA TEIXEIRA, que foi também comerciante, pecuarista, tinha como característica marcante na POLÍTICA falar com todos e atender a todos. Costumava avalizar empréstimos bancários para pequenos produtores rurais, sem ao menos sequer conhecer direito esses produtores. Ele acreditava nas pessoas e as ajudava.

BINHA TEIXEIRA não tinha um bom discurso, uma oratória bonita, não tinha muito estudo e ficava muito nervoso quando falava em público, mas o povo aplaudia, não o discurso de BINHA, mas porque era BINHA que estava discursando. 

Entre tantas realizações importantes de BINHA TEIXEIRA, destacam se a criação dos bairros ALVORADA, BRASILIA, BNH, onde muitos lotes foram doados a populares.

BINHA TEIXEIRA fez grande parceria com o saudoso deputado federal PRISCO VIANA, quando viabilizaram a instalação da agência do Banco do Brasil, em Guanambi. 

Não resta dúvida que NAL AZEVEDO é um político muito popular, que desbancou as pretensões políticas da chamada Nova Oligarquia Política de Guanambi. 

NAL AZEVEDO se popularizou e surpreendeu a todos quando passou a doar os seus salários de vereador para entidades beneficentes, associações e pessoas necessitadas.

Mas não é só isso, (o que já seria muito), ele demonstrou capacidade administrativa, perspicácia política, destravou projetos parados, buscou recursos em Brasília, é rápido nas decisões, e o que o povo gosta no político popular, fala com todo mundo.

Quem foi mais popular, NAL AZEVEDO ou BINHA TEIXEIRA, eu não sei dizer, mas um secretário municipal de Guanambi, na última gestão do prefeito NILO COELHO, confidenciou a este site POLITICA10, que estava com Nilo no gabinete, quando NAL AZEVEDO foi chegando, e Nilo Coelho cochichou em tom de brincadeira: “Lá vem chegando Binha Teixeira”.

Por Salvany Cotrim