O presidente Lula desembarca em Feira de Santana nesta segunda-feira (1º), onde se encontra com o pré candidato a prefeito, deputado federal Zé Neto (PT)

Por Henrique Brinco, Tribuna da Bahia 

O presidente Lula (PT) desembarca  em Feira de Santana nesta segunda-feira (1º). Durante a visita, Lula inaugurará a duplicação de um trecho da BR-116 e anunciará recursos para a conclusão da duplicação do anel de contorno.

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Essas obras são consideradas cruciais para Feira de Santana, que abriga um dos maiores entroncamentos rodoviários do país.

Apesar de se tratar de uma agenda institucional, a visita também tem o objetivo de alavancar a candidatura a prefeito do deputado federal Zé Neto, principal aposta do PT nas eleições municipais na Bahia, conforme já havia sido informado pela reportagem da Tribuna da Bahia. 

“Estamos confiantes. Vamos enfrentar um grupo que está no poder há 24 anos e que tem um desgaste. A cidade enfrenta uma fase difícil”, afirmou Zé Neto ao jornal Folha de São Paulo.

Esta será a sexta tentativa de Zé Neto de conquistar a prefeitura, após disputar em 1996, 2004, 2012, 2016 e 2020, sendo derrotado em todas as ocasiões. Na última eleição, ele chegou a ter mais votos no primeiro turno, mas foi derrotado no segundo turno pelo então prefeito Colbert Martins (MDB). 

Nas urnas, o deputado enfrentará Zé Ronaldo (União Brasil), que comandou a cidade por quatro mandatos e foi candidato a governador em 2018, sendo derrotado por Rui Costa (PT).

No dia 2 de julho, Lula segue para Salvador, onde participará do cortejo de celebração da Independência do Brasil na Bahia ao lado do governador Jerônimo Rodrigues (PT), do ministro Rui Costa e do senador Jaques Wagner. Este será o terceiro ano consecutivo que Lula participará do cortejo.

Na capital, assim como em Feira, ele deverá defender o nome do pré-candidato Geraldo Júnior (MDB). Essa talvez seja, inclusive, a única chance do emedebista de contar com a participação do cacique petista em um evento de pré-campanha.

Até o pleito, em outubro, Lula deve fazer viagens pontuais apenas para cidades onde o PT deve ganhar. Um levantamento do jornal O Globo mostra que o presidente concentrou suas agendas de viagens nacionais, realizada até o dia 18 deste mês, em cidades nas quais o PT tem interesse eleitoral.

Ainda segundo a publicação, das 29 localidades visitadas pelo chefe do Executivo neste ano, o partido tem candidato ou costura alianças em 21, o equivalente a 72%. Dessas 29 cidades, a sigla do presidente já aprovou candidaturas em 14. Do total, 13 fazem parte do grupo de municípios com mais de 200 mil eleitores. Em 12 desses lugares, os candidatos escolhidos estiveram presentes em eventos com Lula.

Por Tribuna da Bahia