O nome do senador Otto Alencar vem circulando com força nos bastidores para concorrer na eleição ao Senado Federal na próxima legislatura
Por Henrique Brinco, Tribuna da Bahia, Salvador/BA, 25/04/2024
O nome do senador Otto Alencar vem circulando com força nos bastidores para concorrer na eleição ao Senado Federal na próxima legislatura.
A reportagem confirmou que o parlamentar aparece como primeira opção entre as apostas do PSD para tentar suceder Rodrigo Pacheco, atual comandante da Câmara Alta e que também integra a legenda.
Nos bastidores, pesa a boa relação que Otto mantém com a bancada do PT e com o Governo Lula. Além disso, segundo a coluna Esplanada, publicada pela Tribuna, ele também mantém uma boa relação com a oposição na Casa que critica Pacheco por não reagir contra decisões do Supremo Tribunal Federal (STF).
Em novembro de 2023, Otto Alencar reagiu contra as falas de ministros após a aprovação da PEC que limita decisões monocráticas de ministros da Corte. Na ocasião, chegou a dizer que o ministro Gilmar Mendes fez “bravata” por dizer que o texto era a “ressurreição de cadáver outrora enterrado”.
Se bancar mesmo uma candidatura, o pessedista deve rivalizar a candidatura com o senador Davi Alcolumbre (União Brasil), que quer voltar para a Mesa Diretora da Casa e já costura apoios.
De acordo com o jornal O Globo, o senador Renan Calheiros (MDB) se comprometeu a não concorrer pela sucessão de Pacheco e sinalizou que vai endossar a candidatura de Alcolumbre.
Davi Alcolumbre deixou o posto, em 2021, impedido de tentar a reeleição. Agora, segundo a revista Veja, para concretizar seu o projeto de retornar à Presidência no ano que vem, Alcolumbre faz acenos para o PT e o PL e tenta formar um amplo leque de apoio. Ele já procurou Jair Bolsonaro em busca da bênção do ex-presidente e também passou a encampar uma série de pautas defendidas pela oposição.
A votação para definir o sucessor de Pacheco só ocorrerá em fevereiro de 2025. Vale lembrar que Otto é o terceiro baiano que ganha protagonismo na disputa pelo comando de um dos poderes de dentro do Congresso Nacional. Na Câmara Federal, Antonio Brito (PSD) e Elmar Nascimento (DEM) também disputam a sucessão do presidente Arthur Lira (PP).
Tribuna da Bahia