O Parque da Cidade em Guanambi é mais bonito do que o Dique do Tororó em Salvador (que é muito bonito); único manancial natural da capital baiana e que é tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.
O Parque da Cidade, em Guanambi, é um cartão postal da cidade do centro sul baiano, com aproximadamente 100 mil habitantes e que passou a ser berço e celeiro de grandes jogadores do futebol brasileiro, a exemplo de Neto Ceraíma, que joga no Atlético-MG e Lucas Sena, que joga no Palmeiras.
O engenheiro Dr. Geovane Mercês Alves, diretor da Geometria Pré Moldados e da Geomix Concreto Usinado, foi grande responsável por urbanizar e revitalizar o Parque, a pedido do então prefeito de Guanambi, Nilo Coelho, em 2007.
Dr. Geovane Mercês Alves foi Secretário de infraestrutura de Guanambi em três períodos e em gestões diferentes; ele fala com propriedade sobre cada obra, cada trilha, cada paralelepípedo e sobre as áreas de lazer do Parque da Cidade, em Guanambi.
Conforme Geovane, foi construída a barragem/vertedouro com alvenaria de pedra/concreto no formato circular para obter uma maior vazão de água. Toda a terraplenagem, cerca com alambrado em todo o perímetro do parque; passeio na Otávio Mangabeira, pista de caminhada e ciclovia em todo o perímetro do parque; pavimentação das trilhas internas e uma adutora do Poço do Magro (tubulação de 150mm e reservatório de 300.000 litros até o parque, foram realizados na gestão Nilo Coelho, sob sua coordenação.
“Foi Dona Solange Coelho quem plantou aquelas árvores (800 plantas) e preservou as árvores nativas, como os umbuzeiros; ela cuidou de cada detalhe, inclusive o local de cada banquinho, onde as pessoas buscam aconchego e descanso após as caminhadas”, disse Dr. Geovane.
Geovane Mercês Alves diz que as gestões de Charles Fernandes e Jairo Magalhães também fizeram investimentos e melhorias no Parque da Cidade, mas que foi Nilo Coelho quem mais investiu no Parque da Cidade em Guanambi.
Em 2021, na atual gestão Nilo Coelho, foi construída uma passarela de ferro, que liga uma trilha do Parque da Cidade ao outro lado, com capacidade para comportar até 10 pessoas ao mesmo tempo. Também foram realizadas melhorias da iluminação, reforma da quadra, limpeza geral, pintura, continuação dos passeios externos, limpeza do lago (remoção de muito material assoreado), manutenção e melhorias no plantio.
Por Salvany Cotrim