O PT em São Paulo já começou a se movimentar para convencer o ex-deputado federal Jean Wyllys a disputar uma vaga na Câmara dos Deputados. A informação é da Folha de S. Paulo.

O baiano foi eleito pela terceira vez consecutiva ao cargo de deputado federal pelo PSOL do Rio de Janeiro, mas abriu mão do mandato em 2019. Ele deixou o Brasil depois de sofrer ameaças de morte e decidiu se dedicar à vida acadêmica.

Os petistas também querem que o vereador Eduardo Suplicy concorra a deputado estadual, em uma ofensiva para que eles atuem como puxadores de votos.

A intenção do PT é ter um leque diverso de candidatos com mulheres, jovens negros e pessoas LGBTQIA +, para conquistar um terreno hoje ocupado pelo PSOL.

Retorno

O baiano voltaria ao país para se candidatar se isso for estratégico para a sigla. À Folha ele afirmou que aceitaria o pedido se ele fosse feito principalmente pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, e corroborado por outros líderes da legenda.

“[Aceito se] entenderem e me convencerem de que minha volta ao Brasil para me candidatar outra vez será algo bom para as pessoas que se sentem representadas por mim e identificadas, com o que defendo publicamente comigo, com minha maneira de ser político”, diz.

O ex-deputado afirma também que seria crucial que o partido e as instituições do Estado lhe garantissem segurança física. 

“Mesmo que os olhos do mundo inteiro desabrigado e vigilantes à minha segurança em caso de retorno, isso é estratégico.”, completa o ex-deputado.

Bnews