Até o momento, 66 municípios decretaram situação de emergência no sul,extremo sul e sudoeste

A Bahia já tem 16 mortos em decorrência das fortes chuvas que atingiram o sudoeste, sul e extremo sul desde o início de novembro. A Superintendência de Proteção e Defesa Civil da Bahia (Sudec) divulgou nesta quarta-feira, 22, que mais duas mortes foram causadas pelos fortes temporais.  As duas novas vítimas morreram em  Itamaraju e Ilhéus, mas não foi informada a data dos falecimentos.

No total, as 16 mortes foram registradas nas cidades de Ruy Barbosa (1), Itapetinga (1), Itaberaba (2), Itamaraju (4), Macarani (1), Prado (1), Amargosa (2), Jucuruçu (3) e Ilhéus (1).

Além dos 16 mortos, o estado tem até o momento 278 feridos em função das chuvas que causaram enxurradas, alagamentos, inundações e deslizamentos e afetaram ao menos 378.977 pessoas. Até o momento, 66 cidades baianas decretaram situação de emergência. Entre as cidades mais afetadas estão Itamaraju, Jucuruçu, Prado, Itanhém e Medeiros Neto.

De acordo com Sudec, 3.336 pessoas ficaram desabrigadas e precisaram de apoio das prefeituras e 11.217 ficaram desalojadas, o que significa dizer que também tiveram que abandonar seus imóveis, mas não necessitaram de abrigo.

A Sudec tem realizado um serviço de cadastramento de famílias em situação de vulnerabilidade que residem nos municípios atingidos pelas fortes chuvas no extremo sul.

O trabalho é realizado junto com a Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS) e o Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (CBMBA). Entre os itens que serão doados estão fogões e geladeiras, considerados essenciais, além de colchões e botijões de gás.

A Tarde