A Caixa lançou nesta segunda-feira (27) um programa de empréstimos de pequenos valores (microcrédito) por meio do aplicativo Caixa Tem, que poderá ser contratado por até 100 milhões de pessoas. Os empréstimos terão valores de R$ 300 e R$ 1.000, com taxa de juros de 3,99% ao mês e pagamento em até 24 vezes.

O cliente toma o empréstimo diretamente pelo celular, no aplicativo. O Caixa Tem foi criado no primeiro semestre de 2020 para o governo pagar o auxílio emergencial para milhões de pessoas. Beneficiários do auxílio recebem até hoje o dinheiro em poupanças digitais gratuitas.

O app também foi usado para pagar o BEm (Benefício Emergencial, pago a quem teve o salário reduzido) e o abono salarial do PIS/Pasep. Desde novembro, beneficiários do Bolsa Família também passaram a receber o depósito na poupança digital.

Através do Caixa Tem, o usuário pode fazer dois tipos de empréstimos: o Pessoal e o Produtivo. O primeiro é indicado para despesas pessoais, enquanto o segundo é para investir em negócios e/ou empreendimentos. A taxa de juros de ambos é a mesma, de 3,99% ao mês, e pagamento em até 24 vezes.

É necessário atualizar o aplicativo. Para ter acesso aos empréstimos, os usuários do app precisam atualizar seu cadastro no Caixa Tem com informações pessoais. Como o aplicativo tem mais de 106 milhões de usuários, essa atualização será liberada gradativamente, conforme o mês de aniversário do usuário, seguindo o calendário abaixo:

Janeiro e fevereiro: 27/9

Março e abril: 18/10

Maio e junho: 8/11

Julho e agosto: 29/11

Setembro e outubro: 13/12

Novembro e dezembro: 27/12.

A Caixa já estuda formas de implementar a oferta de microcrédito pelo Caixa Tem há meses. Executivos do banco afirmaram em diversas oportunidades que o plano era expandir os serviços oferecidos por meio do aplicativo. 

Uol