A deputada Ivana Bastos participou, nesta quarta-feira (19), da cerimônia de posse da nova diretoria da Unale, onde foi empossada tesoureira-geral da entidade. A nova diretoria será presidida pelo deputado sul-mato-grossense, Lidio Lopes. A solenidade aconteceu na sede da entidade em Brasília, com transmissão online e ao vivo pelos canais oficiais da Unale.
“Tudo tem começo e meio. O fim só existe para quem não percebe o recomeço. E aqui estamos, em um dia muito especial, para escrever um novo capítulo na história da Unale, com a passagem do bastão ao estimado amigo deputado Lídio Lopes à presidência desta entidade e à posse da nova diretoria”, expressou a então presidente da Unale, deputada Ivana Bastos, parafraseando Luiz Gasparetto em seu discurso de condução.
Ivana Bastos falou também dos desafios enfrentados na sua gestão, situando a grave crise sanitária que a humanidade enfrenta. “A pandemia nos apresentou novas formas de pensar, agir, se conectar com o outro e se unir em prol da vida. Planejamentos foram deixados de lado, prioridades foram alteradas, nossa própria maneira de ver o mundo e sua forma de funcionamento foi redesenhada. Essa palavra “redesenhar” se fixou em minha mente, e me fez ver o quanto tudo pode ser construído e reconstruído”, destacou.
A ex-presidente da entidade relembrou ainda que ao assumir a presidência tinha diversos objetivos e sonhos. Ressaltou que o trabalho estava pautado em prol da juventude, das novas tecnologias, do fortalecimento do parlamento, mas tudo precisou ser reconfigurado.“A Unale se mostrou tão importante para esse momento, principalmente no papel de interlocutora do Parlamento e da sociedade, junto às entidades que buscavam uma solução para diminuir os impactos da pandemia”, avaliou.
Em seu discurso, a deputada Ivana Bastos fez um balanço da atuação da entidade diante da pandemia. “Criamos um Banco de Leis para compartilhar projetos que mudaram para melhor a vida dos brasileiros, levamos as indagações dos parlamentares à Anvisa e aos órgãos de saúde sobre a autorização de vacinas. Ouvimos e dialogamos com as embaixadas Russa e Chinesa, através da Comissão Nacional de Acompanhamento da Vacinação (CONAV), para tratar das compras dos imunizantes. Começamos uma saga para alinhar as ações das 27 Casas Legislativas do país”, pontuou.
“Agradeço imensamente a todos que marcharam ao meu lado nessa jornada intensa e muito produtiva. Vocês são responsáveis pelo sucesso dessa gestão. Saio da presidência com o sentimento de dever cumprido e com a certeza de que fiz o meu melhor, e mais feliz ainda por passar o cargo para um grande homem público, o deputado Lídio Lopes”, expressou Ivana Bastos ao finalizar o discurso.
A mesa diretora de entidade será composta pelo deputado Lidio Lopes (MS) como presidente, a deputada Ivana Bastos (BA), como tesoureira-geral, deputado José Luís Tchê (AC), como secretário-geral, deputado Diogo Moraes (PE), como vice-presidente da Região Nordeste, deputada Tia Ju (RJ), como vice-presidente da Região Sudeste, deputado Gabriel Picanço (RR), como vice-presidente da Região Norte, deputado João Batista (MT), como vice-presidente da Região Centro-Oeste e deputado Ernani Polo (RS), como vice-presidente Região Sul, entre outros parlamentares que ocuparão os demais cargos da diretoria executiva.
Assessoria de imprensa