


FAUSTO AZEVEDO, Presidente da Câmara de Vereadores de Guanambi, pergunta ao radialista e diretor do site POLITICA10, SALVANY COTRIM, qual opinião do comunicador sobre a disputa ao governo da Bahia entre JERÔNIMO e ACM NETO
Sou um estudioso de Ciências Políticas e observo com bastante atenção o que acontece na política baiana há anos.
O governador JERÔNIMO RODRIGUES é favorito para vencer as eleições ao governo da Bahia em 2026 e deverá vencer as eleições, a não ser que aconteça um fato novo extremamente relevante, o que não se vislumbra no horizonte político baiano, ao menos para o próximo ano.
No espectro político baiano de "Centro Esquerda", não há fadiga de material, pelo contrário, há oferta de bons quadros políticos.
O candidato da situação ao governo da Bahia poderia ser JAQUES WAGNER, RUI COSTA, OTTO ALENCAR, IVANA BASTOS E JERÔNIMO RODRIGUES. Ou seja, no mínimo cinco bons e fortes nomes. Na oposição só teria dois nomes hoje com capilaridade política e eleitoral: ACM NETO E BRUNO REIS.
MAS AS PESQUISAS INDICAM EMPATE OU DIANTEIRA DE ACM NETO
As pesquisas na Bahia para disputas ao governo da Bahia são MAL FEITAS. Explico: Não é de se estranhar que PAULO SOUTO liderava com grande vantagem nas pesquisas na véspera da eleição e perdeu pra JAQUES WAGNER; ACM NETO liderava as pesquisas contra JERÔNIMO e perdeu as eleições para o atual governador.
Os institutos de pesquisa cometem o erro de só pesquisar nas grandes e médias cidades da Bahia. ACM NETO está na frente nas pesquisas em Salvador, Feira de Santana, Vitória da Conquista, Ilhéus, Itabuna, Juazeiro, etc. Mas as pesquisas não são feitas, ou ao menos bem feitas nas cidades menores.
Veja esse exemplo: Aqui na região de Guanambi, as pesquisas são realizadas em Brumado, Bom Jesus da Lapa, Caetité, Caculé, Guanambi (cidades médias), mas não são feitas, ou ao menos bem feitas em Pindaí, Igaporã, Candiba, Palmas de Monte Alto, Iuiú, Malhada, Carinhanha, Urandí, Sebastião Laranjeiras, Lagoa Real (cidades onde JERÔNIMO RODRIGUES tem grande maioria de intenção de votos). E essas cidades pequenas na Bahia é que formam a grande maioria da população votante.
Ainda respondendo a pergunta do competente e promissor político Presidente da Câmara de Vereadores de Guanambi, FAUSTO AZEVEDO, falta a ACM NETO um alinhamento político a nível nacional, um presidenciável que dê sustentação a sua candidatura a governador da Bahia.
MAS ACM NETO PODERÁ TER O APOIO DE TARCÍSIO DE FREITAS
Ao que tudo indica, a Centro Direita no Brasil irá para as eleições presidenciais de forma fragmentada, pulverizada, dividindo os seus votos em TARCÍSIO DE FREITAS (se for candidato), RATINHO JÚNIOR, RONALDO CAIADO, ROMEU ZEMA, FLÁVIO BOLSONARO (se for candidato), com ACM NETO não sendo contemplado a contento por nenhum desses no primeiro turno, quando se define as eleições pra governador.
O presidente LULA é amplamente favorito para obter grande vantagem e diferença de votos no primeiro turno (quando se define a eleição pra governador na Bahia), o que também e principalmente muito favorece JERÔNIMO RODRIGUES na disputa com ACM NETO.
Por SALVANY COTRIM, diretor do site POLITICA10


























