GUANAMBI: Disputa entre Rodrigo Boa Sorte (PSD), e Dr. Ruy Azevedo (PT), pré candidatos a prefeito da base de Jerônimo, incomoda o governador, que não gosta de arbitrar esse tipo de disputa entre aliados
O governador Jerônimo Rodrigues está insatisfeito com a disputa entre dois pré candidatos de sua base a prefeito de Guanambi.
O jovem empresário Rodrigo Boa Sorte (PSD), filho do ex prefeito de Guanambi e ex deputado Dr. Vá Boa Sorte, que na época foi eleito por indicação e apoio de Nilo Coelho, tem o apoio hoje dos deputados Ivana Bastos e Charles Fernandes, os mais votados em Guanambi nas últimas eleições e que foram apoiadores de Jerônimo na eleição de 2022 que consagrou o atual governador.
Rodrigo Boa Sorte foi escolhido pré candidato do PSD em Guanambi, após desistência do deputado Charles Fernandes que chegou a anunciar sua pré candidatura a prefeito de Guanambi, em uma reunião em Salvador, com participação de várias lideranças, inclusive do governador Jerônimo.
Charles Fernandes alega sua desistência na disputa pela prefeitura de Guanambi, a um problema de saúde, mas está participando de pré campanhas de aliados em cidades da região.
Na outra ponta (ou do outro lado), e do mesmo lado do governador Jerônimo Rodrigues, está Dr. Ruy Azevedo (PT), que se não bastasse ser do mesmo partido do governador, é historicamente um quadro respeitado do Partido dos Trabalhadores.
Dezesseis deputados estaduais e federais da bancada do Partido dos Trabalhadores (PT), da Bahia, manifestaram apoio à pré-candidatura de Ruy Azevedo para o cargo de prefeito de Guanambi nas eleições 2024.
Dr. Ruy Azevedo é médico respeitado em Guanambi e militante histórico das lutas sociais desde o processo pela redemocratização do país. Foi candidato a prefeito em Guanambi no ano de 1996, eleito vereador em 2000 e reeleito em 2004 e 2008, exercendo os seus três mandatos pelo PT.
O impasse em Guanambi está instalado, pois não há sinais de desistência de nenhum dos pré candidatos da base do governador.
E se não bastasse esse imbróglio, o atual prefeito de Guanambi, Nal Azevedo, pré candidato à reeleição, está filiado ao partido AVANTE, que também faz parte da base de apoio ao governador Jerônimo Rodrigues.
Há quem diga, no meio político da capital baiana, que o atual ministro da Casa Civil, do governo Lula, Rui Costa, poderá se filiar ao AVANTE, visando as eleições ao Senado em 2026.
Essa mesma fonte, da capital baiana, disse a este site Politica10, que o governador Jerônimo não irá interferir na disputa em Guanambi, pois Jerônimo teria um perfil diferente do ex governador César Borges (na época PFL), que contrariado, e de forma truculenta, mandou destituir o Diretório Municipal do partido PFL em Guanambi, tirando de Ivana Bastos (que queria indicar Dr. Vá Boa Sorte candidato a prefeito contra a então prefeita Sizalta Donato), o comando do partido em Guanambi, na época.
Por Salvany Cotrim