IVANA BASTOS acusa o deputado ALAN SANCHES de machismo; o deputado acusa IVANA de boicote e de não prestar atenção no serviço

0
901

IVANA BASTOS acusa o deputado ALAN SANCHES de machismo; o deputado acusa IVANA de boicote e de não prestar atenção no serviço

Ivana Bastos e Alan Sanches se desentendem em sessão na AL-BA e deputado ameaça deixar plenário

Foto: Divulgação/Montagem site POLITICA10 

Por Leonardo Almeida, Bahia Notícias, 02/09/2025

A presidente da Assembléia Legislativa da Bahia (AL-BA), Ivana Bastos (PSD), e o deputado estadual, Alan Sanches (União), se desentenderam durante a sessão desta terça-feira (2), quando foi votado um “pacote” de projetos de autoria do governo do estado. A tensão veio após uma tentativa de obstrução da oposição na apreciação das propostas e, em um certo momento, Alan ameaçou se retirar do plenário após troca de farpas.

Enquanto se era realizada a votação do projeto de lei que previa a reestruturação da Polícia Militar, o parlamentar teria solicitado a verificação de quórum, em uma tentativa de atrasar a apreciação. No entanto, Alan não foi ouvido durante sua requisição e chegou a questionar Ivana como poderia fazer para se comunicar com a presidente, afirmando que poderia "gritar" se fosse preciso.

“Eu tenho aqui 1 minuto com a mão alta e a senhora não levantou a vista. Eu estava aqui pedindo. A gente tem o direito de fazer verificação de quórum. Presidente, com todo respeito, quero fazer como que eu faço para me comunicar com a senhora que está presidindo quando a senhora está de olhos fechados (...). Eu posso gritar da próxima vez, não tem problema. Eu sei que vossa excelência é da base do governo, mas a senhora pode ser justa também com a oposição. Respeitar o direito da minoria”, disse Alan.

Após o líder do governo, Rosemberg Pinto (PT), contestar a verificação de quórum, pois o projeto já estava em votação, o parlamentar da oposição se exaltou: “Se vossas excelências, tanto o deputado líder como a senhora, for dessa forma, eu prefiro me retirar. Aí vocês fazem como vocês quiserem. Eu tenho o direito de pedir a verificação, mas se a partir de agora a senhora quer que eu me exalte, eu vou fazer, não tenho problema”.

“O senhor tem o direito e eu tenho o direito também. Já estava votado. O senhor não pediu em tempo hábil. Sinta-se à vontade”, respondeu Ivana. (Por Bahia Notícias)

Após a Sessão, a presidente da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), Ivana Bastos (PSD), classificou como “mal-estar desagradável” o embate que teve com o deputado Alan Sanches (União Brasil) durante sessão. Ela afirmou que houve postura machista por parte do parlamentar.

“Eu acho que foi um mal-estar. Foi muito desagradável. Eu acho que, porque ali está sentado uma presidente, uma mulher. Se tivesse sentado ali um presidente homem, não teria acontecido aquilo”, disse Ivana.  (Por Bahia Econômica)

Veja o vídeo do momento publicado por Bahia Notícias:

SALVANY COTRIM, diretor do site POLITICA10