Pelo levantamento, o petista aparece com 52% dos votos válidos, enquanto o herdeiro do carlismo pontua com 48%.

A primeira pesquisa do instituto Ipec (antigo Ibope) no segundo turno das eleições da Bahia mostra Jerônimo Rodrigues (PT) se mantendo à frente de ACM Neto (União Brasil) na disputa pelo Governo da Bahia. O levantamento, divulgado ontem pela TV Bahia, aponta que ainda existe um empate técnico dentro da margem de erro de três pontos entre o ex-prefeito de Salvador e o ex-secretário da Educação do Estado.

Pelo levantamento, o petista aparece com 52% dos votos válidos, enquanto o herdeiro do carlismo pontua com 48%. No cenário estimulado, a diferença é a mesma: o petista tem 48% e o candidato do União Brasil tem 44%. Somam 5% os eleitores que pretendem votar em branco ou anular o voto e 3% estão indecisos.

No cenário espontâneo, quando os nomes não são apresentados, a disputa é ainda mais acirrada entre Neto e Jerônimo. O ex-secretário da Educação aparece com 41%, enquanto ACM Neto pontua com 40%, diferença de apenas um ponto percentual.

A pesquisa mostra que 39% já decidiram pelo voto no ex-prefeito de Salvador, enquanto 41% em Jerônimo. Contudo, levando em conta o potencial de voto, ACM Neto leva vantagem sobre Jerônimo. A pesquisa mostra que 17% dos entrevistados disseram que poderiam votar em Neto, que tem cinco pontos à frente do candidato do PT, que tem 12%. Neste cenário, Neto poderia chegar a 56%, enquanto Jerônimo a 53%.

Na pesquisa presidencial na Bahia, o ex-presidente Lula (PT) possui 69%, índice superior ao candidato Jair Bolsonaro (PL), com 25%. O índice de brancos e nulos é de 5%.

O levantamento do Ipec foi realizado entre os dias 18 e 20 de outubro e ouviu 1504 pessoas em 74 municípios da Bahia. O nível de confiança é de 95%. A pesquisa foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral com o número BA‐07302/2022.

Tribuna da Bahia