O governador da Bahia, Rui Costa (PT), ao responder pergunta do Radialista Salvany Cotrim de Guanambi, comentou o desempenho dos trabalhos da CPI da Pandemia realizada pelo Senado, considerou que “fatos já estão bastante claros em relação à omissão do governo federal em relação ao combate à Covid”. As declarações do petista ocorreram nesta quarta-feira (30), durante entrevista coletiva para a imprensa da região de Ribeira do Pombal e Brumado, transmitida pelo Instagram do governador.
Embora tenha dito que a CPI tenha realizado um bom trabalho, o governador disse que somente comentaria aquilo que foi levantado contra a alegada negligência do presidente da República no combate à pandemia do novo coronavírus. O petista elencou episódios que demonstrariam o desprezo de Jair Bolsonaro com a saúde do povo brasileiro. “Quando houve 10 mil mortes, foi andar de jet-ski; quando chegou a 50 mil mortes, fez um churrasco e, quando chegou a 100 mil mortes, disse que não era coveiro para contar mortos”, enumerou o governador.
Vídeo:
Rui Costa ainda recordou que, há uma semana, Bolsonaro retirou as máscaras de duas crianças, mesmo quando tanto a Organização Mundial da Saúde e o Ministério da Saúde recomendam o uso dos utensílios para conter os índices de contágio. “É um caso único no mundo em que um presidente da república faz atrocidades como essa. Está mais que comprovado que o governo jamais se esforçou para que a vacina chegasse ao Brasil”, disse Rui.
O petista reiterou que o presidente ignorou e não comprou as vacinas, que o governo as desprezou. “Houve abandono em relação à saúde e à vida das pessoas”, disse Rui. Logo após essa fala, foi anunciado durante a coletiva do petista que, nesta quarta-feira (30), chegariam mais 264 mil doses de imunizantes: 36 mil da Pfizer e 228 mil da Oxford/Astrazeneca.
Política Livre