A deputada Ivana Bastos, a mais votada da Bahia nas eleições de 2022, com 118.407 votos, ganhou projeção política na Bahia com sua expressiva votação e, consequentemente se cacifou para disputar a presidência da Assembléia Legislativa da Bahia. 

Ivana havia dito por várias vezes em entrevistas a diversos veículos de comunicação, que seu nome estava colocado para a disputa da presidência, mas agora, ela diz que não tinha percebido que o atual presidente Adolfo Menezes iria para a disputa, por conta de ser outra legislatura.

Na verdade, a deputada Ivana Bastos percebeu a forte articulação de Adolfo Menezes em ser candidato à reeleição da ALBA, e este, contando com estrutura política maior por ser o atual presidente, e do mesmo partido, Ivana foi convencida a desistir e apoiar Adolfo.

Faltou ao comando do PSD, na figura de Otto Alencar, convencer Adolfo Menezes a dá essa deferência a Ivana Bastos, no momento em que Ivana demonstrou ter maior densidade eleitoral na Bahia do que Adolfo.

Adolfo Menezes bem que poderia ter sido mais partidário, coletivo, no entanto foi bastante individualista, uma vez que já é presidente, poderia ter apoiado Ivana, pelo momento político que ela vive. Mas Adolfo resolveu, (usando uma gíria do futebol), ser “fominha”, querendo a bola só para si.

Por Salvany Cotrim