Nos bastidores da política de Guanambi, as conversas já acontecem sobre quantos votos terão em Guanambi, Felipe Duarte e Ivana Bastos para deputado estadual agora em 2022.

Se Felipe Duarte tiver efetivamente o apoio fechado do grupo de Nilo Coelho (tudo indica que o grupo vai fechado com Felipe), e isso requer a participação efetiva de puxadores de votos como Nal Azevedo, Zaqueu Rodrigues, Diego Pi, e demais lideranças, Felipe Duarte pode cravar 15 mil votos em Guanambi e praticamente garantir sua eleição para deputado estadual, pois trabalha com uma perspectiva de ter votos em cerca de 40 municípios. 

A deputada Ivana Bastos, historicamente, têm cerca de 14 mil votos em Guanambi. Na última eleição, quando contou com o apoio do então prefeito Jairo Magalhães e do grupo que estava no poder municipal, Ivana teve 21.223 votos em Guanambi. 

Ivana Bastos, agora sem o apoio do poder municipal, deve cair um pouco a sua votação em Guanambi, retornando aos números históricos que sempre teve no município, ressalvando que pode haver uma variação dentro da margem de crescimento do número de eleitores que aumenta a cada 4 anos. Seus assessores acreditam que a deputada se reeleja com mais de 80 mil votos.

O deputado Arthur Maia, deve voltar a aumentar a sua votação em Guanambi, e estão calculando que pode chegar a 14 mil votos no município, sendo que há uma disputa por votos com Charles Fernandes, que pode ter perdido 10 mil votos, dos 27.183 votos que teve em Guanambi, em 2018.

A assessoria de Arhur Maia acredita que o deputado ultrapasse 120 mil votos, se reelegendo com votação muito expressiva, pois tem votos em praticamente todo o estado da Bahia. 

Por Salvany Cotrim