Walguimar Cotrim (GUIMA), tem uma história na política Guanambiense. Foi deputado estadual, época em que fazia oposição ao então governador da Bahia, Antônio Carlos Magalhães  (ACM), o Cabeça Branca. 

Ele diz que ACM tentou levá-lo para o grupo Carlista, mas diz ter recusado o convite e se manteve fiel ao grupo de Nilo Coelho por muitos anos. Guima em muitas eleições esteve colaborando e assessorando campanhas de Nilo Coelho, e fala que o ex governador e ex prefeito de Guanambi, não é um grande estrategista político. 

Guima fala de momentos que Nilo poderia ter vencido e perdeu, por não ter essa visão estratégica. Como exemplo, cita o apoio a Roberto Santos, ao invés de Rui Bacelar ao governo da Bahia. A candidatura a vice de Paulo Souto, quando perdeu para Jaques Wagner, e outras disputas.

Guima diz que Nilo Coelho tem um desafio em seu grupo que é a escolha do vice em sua chapa, para as próximas eleições. Arnaldo Azevedo (NAL) ou Felipe Duarte. Guima fala reservadamente quêm ele acha que poderá ser escolhido. 

Guima está confiante na Vitória do prefeito Jairo Magalhães à reeleição para as próximas eleições municipais, mas faz uma ponderação: ‘”vai depender muito do nível de engajamento de Charles Fernandes e Ivana Bastos'”. Ele minimiza as baixas de lideranças e vereadores que deixaram o grupo do prefeito Jairo Magalhães. 

O ex deputado Guima acha que Jairo Magalhães perde em Guanambi, na sede; ganha em Morrinhos, Mutans e na Zona rural e perde em Ceraíma. 

Walguimar Cotrim se transformou numa espécie de Guru, conselheiro, marqueteiro, estrategista. É a cabeça pensante do grupo. Sabe-se que na política mesmo com boa estratégia, nem sempre se ganha, mas é bom está antenado ao que diz o professor Walguimar Cotrim. 

Por Salvany Cotrim