As próximas eleições municipais em Guanambi devem ser definidas pela movimentação desses três homens: Charles Fernandes, Nilo Coelho e Jairo Magalhães. Esses são os atores principais no xadrez das eleições de Outubro em Guanambi.
A movimentação é maior por parte de Nilo Coelho e Charles Fernandes. Nilo já foi prefeito de Guanambi por 3 mandatos e articula com antecedência para não deixar para última hora. Pessoas ligadas a Nilo Coelho dizem que ele perdeu a última eleição por conta que subestimou o adversário e quando deu conta, não dava mais tempo de reverter. Dessa vez, trouxe para seu grupo lideranças como os vereadores Zaqueu, Loló, Fausto, Fabrício e Dr. Agostinho Lira. E promete para os próximos dias, anúncio de apoio de novas lideranças.
Charles Fernandes, também tenta se movimentar com antecedência, mas encontra umas dificuldades para se impor. É considerado a maior liderança do grupo da situação, e por conta desse status, já vislumbrou o nome de Jailma Fernandes como cabeça de chapa e como vice, mas percebe que não será fácil, pois encontra resistência do próprio grupo. Mas Charles Fernandes é uma águia e pode tirar um coelho da cartola, de última hora. É bom não duvidar.
Por fim, está Jairo Magalhães, aquele capaz de fazer milagres quando tudo parece perdido. Jairo Magalhães é do tipo que vai observando, diz que é o grupo que decide, quando na verdade, está na situação de controle e sabe que para o grupo permanecer unido, a melhor chapa é repetir a atual: Jairo Magalhães e Hugo Costa.
Por Salvany Cotrim