O educador Anísio Teixeira se tornou o Patrono da Educação da Bahia após um projeto encaminhado pelo governador Rui Costa (PT) ser aprovado por unanimidade na Assembléia Legislativa (AL-BA), na tarde desta quinta-feira (16).

O educador baiano considerado o inventor da escola pública no Brasil, nasceu em Caetité em 12 de julho de 1900. O projeto enviado por Rui Costa de reconhecimento de Anísio Teixeira, faz parte de uma série de comemorações pela passagem dos 120 anos do educador.

PATRONO Anísio Spínola Teixeira foi bacharel em direito, gestor público, intelectual, educador e se tornou personagem importante na história da educação no Brasil quando, nas décadas de 1920 e 1930, difundiu o movimento denominado ‘Escola Nova’, cujo foco foi a renovação pedagógica da escola.

No período entre 1947 e 1950, Anísio Teixeira foi secretário de Educação e de Saúde da Bahia quando participou da construção do Centro Popular de Educação Carneiro Ribeiro, popularmente conhecido como Escola Parque, localizada na Caixa D’água, em Salvador, fundada em 1950. A escola fez parte do projeto que consolidou a Educação Integral na pedagogia brasileira.

Após aprovação por unanimidade, o educador Anísio Teixeira se tornou o patrono da educação baiana. A votação aconteceu nesta quinta-feira (16), em sessão remota da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA). 

Bahia Notícias