A Vitória de Valtécio Aguiar em Caetité foi a mais surpreendente e improvável de toda região. Considerada a terceira força, terceira via, 3 meses antes das eleições era difícil imaginar que a campanha de Valtécio fosse vencer os poderosos de Caetité.
De um lado estava o Grupo da situação (grupo de Dácio Oliveira) que há anos rivaliza com o até então principal grupo opositor ( grupo de Dr. Ricardo Ladeia).
O grupo de Dácio Oliveira, enraizado na politica de Caetité, já teve Dácio Oliveira como prefeito, o genro de Dácio (Zé Barreira) também como prefeito e elegeram Aldo Gondim, em 2016, e este concorreu a reeleição.
No lado opositor, estava outro grupo também enraizado na politica de Caetité (grupo de Dr. Ricardo Ladeia). O grupo tinha os nomes de dois vereadores, primos do saudoso Dr. Ricardo (Julão e Cláudio Ladeia), o nome da viúva de Dr. Ricardo, Fabiane, mais o nome de Dr. Custódio Brito, que havia sido candidato a deputado federal na eleição de 2018.
Como não houve entendimento e acordo, trouxeram um nome novo na política, o de Dr. Éder David, advogado respeitado, mas sem experiência na política, mas contudo havia confiança, pois o Grupo passara a ser coeso e acreditavam na vitória por conta do desgaste do prefeito Aldo Gondim.
Os dois lados mais poderosos esqueceram de combinar com o povo, pois quando se falava em Valtécio Aguiar, era tão somente para que Valtécio não fosse candidato a vice de um dos lados, pois os eventuais e consistentes, mas poucos votos de Valtécio, poderiam definir a eleição a favor de um dos lados.
Valtécio Aguiar, 60 anos de idade, casado, pai de três filhos, filiado ao PDT, funcionário aposentado da Caixa Econômica Federal, campanha sem recursos, (teve o apoio da deputada Ivana Bastos), homem simples e educado, mas destemido, venceu as eleições contra os poderosos de Caetité e assume hoje a prefeitura.
Por Salvany Cotrim