O anúncio foi feito nesta quinta-feira (6), pela Academia Sueca, em Estocolmo

Annie Ernaux, escritora francesa, ganhou o Prêmio Nobel de Literatura 2022. O anúncio foi feito nesta quinta-feira (6), pela Academia Sueca, em Estocolmo.

Segundo a Academia, o prêmio foi concedido “pela coragem e acuidade clínica com que desvenda as raízes, os estranhamentos e os constrangimentos coletivos da memória pessoal.”

A escritora é uma das convidadas para a Flip deste ano. Ela participará da mesa Diamanto Rubro, ao lado de Veronica Stigger, no dia 26 de novembro. A Flip começa no dia 23 de novembro.

Mulheres no Nobel de Literatura

Entre a centena de homens, o Prêmio Nobel de Literatura foi concedido a dezessete mulheres desde 1901. A primeira delas foi Selma Lagerlöf, em 1909, e a última, este ano, para Annie Ernaux.

Após o escândalo #Metoo, que levou à suspensão do prêmio em 2018, e as críticas recorrentes pela presença de laureados masculinos e eurocêntricos, a Academia Sueca, encarregada de conceder a honraria, disse que renovou seus critérios para que o prêmio seja mais global e feminino.

Nobel em 2022

A medalha do Prêmio Nobel — Foto: The Nobel Prize Foundation

A medalha do Prêmio Nobel — Foto: The Nobel Prize Foundation

O prêmio para cada uma das categorias do Nobel é de 10 milhões de coroas suecas (na conversão direta atual, cerca de R$ 4,8 milhões).

O Globo