Prisco Viana nasceu em 04 de Julho de 1932, no Distrito de Caldeiras, Caetité/BA. Se tornou jornalista após ir para o Rio de Janeiro e estudar no Colégio Pedro II.
Prisco Viana foi diretor da imprensa oficial de Ilhéus e redator da Assembléia Legislativa da Bahia e quando perguntado sobre sua profissão, dizia com orgulho que era jornalista e depois se tornara também servidor público, numa carreira com 10 mandatos como deputado federal.
Na Assembléia Nacional Constituinte instalada em 1987, foi relator da Comissão de Organização Eleitoral, Partidária e de Garantia das Instituições, e titular da Comissão de Sistematização.
Prisco Viana foi ministro da Habitação, Urbanismo e Meio Ambiente, em 1987, no governo do presidente José Sarney, e dizia aos amigos, que o presidente Sarney não fazia nada sem o consultar, conforme relatos do cronista Sebastião Nery.
Deputado Federal por 10 mandatos, Prisco Viana foi candidato ao governo da Bahia pelo PMDB, em 2002, quando o seu conterrâneo de Caetité, Paulo Souto, venceu as eleições.
Em Guanambi, Prisco Viana tinha grande amizade com o saudoso prefeito Binha Teixeira e estava sempre presente e trazendo benefícios para esta região.
Prisco Viana faleceu em Brasília, em 2015, aos 82 anos, por complicações decorrentes do mal de Alzheimer.
Por Salvany Cotrim