Nos bastidores da política guanambiense, aqui e ali, alguém fala uma coisa, outro faz uma previsão, um arrisca um palpite. Tudo pode ser especulação, ou não, ou melhor, quase tudo começa com especulação, e depois, algumas projeções evoluem, se confirmam, outras não.
Considerando que o deputado federal Charles Fernandes tenha a sua inelegibilidade inalteralda até 2024, o que o impediria de disputar a eleição pra deputado de 2022, a deputada Ivana Bastos seria convidada a disputar a vaga como candidata a deputada federal.
Considerando que Ivana Bastos deixe a vaga de candidatura a deputada estadual livre, Jairo Magalhães é o herdeiro do grupo da vaga da deputada, independente do que aconteça nestas eleições municipais de 2020.
Jairo Magalhães é bom de voto, jovem, teria disputado as duas últimas eleições municipais e estaria, como diz no futebol, com rítimo de jogo e melhor preparado para assumir esta eventual vaga de candidatura a deputado estadual do grupo.
Do lado das oposições, há uma grande expectativa com relação ao futuro de Nal Azevedo, considerado o novo fenômeno da política guanambiense. Muitos estão dizendo que em 2024, será Nal Azevedo candidato a prefeito contra Charles Fernandes, este último que estaria novamente apto a disputar uma eleição, após cumprir inelegibilidade. Charles Fernandes teria, eventualmente, o apoio de Jairo Magalhães e Ivana Bastos.
Mas ainda há dois nomes das oposições que estão no radar dos analistas politicos. Felipe Duarte, da UNIFG, tem o seu nome comentado para ser candidato a deputado estadual em 2022. Caso isso ocorra e ele seja bem votado, Felipe Duarte é nome também para as eleições municipais de 2024.
O deputado federal Arthur Maia, parece trabalhar para recuperar seu capital político em Guanambi e, como é um deputado conhecido nacionalmente, considerado sempre entre os mais notáveis do Congresso Nacional, é bem possível que queria continuar nessa linha de disputar as eleições para o parlamento brasileiro.
Outro nome que fará parte sempre das discussões políticas em Guanambi, é Hugo Costa, que vive um momento extraordinário na sua vida empresarial, com o seu grupo COMERCIAL ARAGUAIA atendendo a 70 municípios da Bahia, expandindo cada vez mais o raio de atuação comercial.
Por Salvany Cotrim