Guanambi avança na integração da tecnologia à educação com lançamento de Documento Complementar da BMCG

0
1354

Na tarde desta quinta-feira, o auditório da Câmara de Vereadores de Guanambi foi palco de um importante passo rumo à inovação no ensino municipal. Foi apresentado o Documento Complementar à Base Municipal Curricular de Guanambi (BMCG), com foco na Educação Digital e Midiática em Rede.

O evento reuniu diretores, coordenadores pedagógicos, professores e representantes de diversas entidades, todos engajados na discussão sobre os caminhos para a inclusão significativa da tecnologia no currículo da Educação Básica do município.

A proposta está em consonância com a Resolução nº 1, de 4 de outubro de 2022, que estabelece diretrizes para a Computação na Educação Básica, complementando a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Em Guanambi, esse trabalho contempla todas as etapas e modalidades da Educação Básica: Educação Infantil, Ensino Fundamental, Educação Especial, do Campo, Escolar Quilombola, de Jovens e Adultos e Educação Integral em Tempo Integral.

Segundo Wilson Pereira dos Santos, coordenador da Educação Digital e Midiática do município de Guanambi, a construção do documento nasce da convicção de que “a tecnologia bem implementada traz resultados significativos, amplia oportunidades educacionais e melhora os resultados de aprendizagem dos estudantes. Nosso compromisso é com uma educação transformadora, que valoriza os saberes, a ciência e a formação de sujeitos capazes de resolver situações-problema e promover o bem comum.”

Durante o evento, a secretária municipal de Educação, Lajucy Donato, ressaltou a importância do momento para o fortalecimento da política educacional do município. Estamos investindo em uma educação que dialoga com o presente e projeta o futuro. A Educação Digital e Midiática é essencial para garantir equidade, inovação e qualidade no processo de ensino e aprendizagem. Esse documento reafirma nosso compromisso com uma escola pública cada vez mais conectada às necessidades da sociedade contemporânea,” destacou.

A Educação Digital e Midiática em Rede, conforme discutido no evento, vai além do simples manuseio de dispositivos tecnológicos. Ela busca promover uma verdadeira interatividade entre professores e estudantes, com o uso intencional e criativo de ferramentas digitais que contribuam para experiências de aprendizagem mais dinâmicas, inclusivas e responsáveis.

Com essa iniciativa, a Secretaria Municipal de Educação de Guanambi reafirma seu papel de vanguarda na construção de uma escola pública que dialoga com os desafios contemporâneos e prepara seus alunos para um futuro cada vez mais conectado e digital.

DOCUMENTO COMPLEMENTAR À BASE MUNICIPAL CURRICULAR DE GUANAMBI (BMCG) – EDUCAÇÃO DIGITAL E MIDIÁTICA EM REDE

PREFEITO MUNICIPAL DE GUANAMBI
ARNALDO PEREIRA DE AZEVEDO

SECRETÁRIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
LAJUCY RODRIGUES DONATO

COORDENAÇÃO DA EDUCAÇÃO DIGITAL E MIDIÁTICA
WILSON PEREIRA DOS SANTOS

EQUIPE TÉCNICA
CARLOS DANIEL SOUZA OLIVEIRA
ELIENE MÁRCIA FERNANDES OLIVEIRA
GUILHERME LADEIA BARROS BATISTA
IAGO GABRIEL ARAÚJO SANTOS
ILDETE SILVA COSTA
IZIANE LOPES LIMA
JAQUELINE DE SOUZA CARDOSO
PAULO APARECIDO SOUZA COQUEIRO
WILSON PEREIRA DOS SANTOS

Texto: ASCOM SEAP