O PT baiano tem buscado quadros femininos e Adélia Pinheiro, nova Sesab, foi uma das sondadas

Apesar da sua atuação discreta na secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação, Adélia Pinheironova titular da Saúde da Bahia, já esteve no radar do PT baiano como possível candidata a deputada federal no pleito deste ano. As tratativas começaram no segundo semestre de 2021. Procurado pelo BNews, o presidente estadual do partido, Éden Valadares, confirmou a intenção.

De acordo com o petista, Adélia foi convidada para se filiar no PT em novembro do ano passado. “Eu tinha convidado Adélia para ser candidata a deputada em novembro do ano passado. Ela ficou de consultar a família e os amigos, mas acho que não se empolgou”, lamentou Valadares.

O petista argumenta que, apesar de uma atuação técnica discreta na gestão, Adélia tem militância política. “Seria uma novidade em uma região estratégica. O foco seria para Ilhéus e Itabuna. Ela foi reitora, bem conceituada. Tem muito serviço prestado na educação, medicina e na gestão. Ilhéus e Itabuna precisam de uma novidade dessa: de uma mulher com lugar experiência pública. O governador agora a convidou para ir para outra secretaria, sei que ela assumiu a missão pelo compromisso público dela. Seria uma honra tê-la candidata a federal”, completou.

Pela estratégia petista, além de ter um nome feminino regional, a ideia seria aumentar uma possível bancada feminina. “Estamos tentando montar chapa com muitas mulheres fortes, engajadas e que serão a novidade da política: Maria Marighella, Major Denice, Elisangela… O nome de Adélia foi lembrado. Ela se filiaria para ser candidata, mas apesar de não ser PT de carteirinha, ela é petista de coração”.

Adélia Pinheiro assumiu esta semana a pasta da Saúde. Ela substitui Tereza Paim, que continua na subsecretaria. O movimento da migração supreendeu a classe política. Ela foi uma indicação pessoal do governador Rui Costa (PT). 

Bnews