O deputado federal Arthur Maia publicou em suas redes sociais, confirmando a vinda do presidente do Brasil, Jair Bolsonaro a Guanambi, nesta terça-feira (25), às 09h00 horas da manhã. 

Esta é a terceira vez que um presidente do Brasil vem a Guanambi. Em 1989, ainda em campanha, Fernando Collor de Mello visitou Guanambi quando disputava a eleição presidencial contra Luiz Inácio Lula da Silva e ganhou a eleição, numa disputa muito acirrada.

Naquela eleição, políticos como Ulysses Guimarães e Leonel Brizola disputaram o primeiro turno, mas foram para o segundo turno Collor e Lula.

Em 1989, a  duas semanas do pleito, o processo eleitoral foi tumultuado com o lançamento da candidatura do empresário e comunicador Silvio Santos, dono do SBT, pelo PMB. A candidatura de última hora – que teve o apoio de alguns membros do então PFL – foi possível porque o presidente Sarney vetara, em junho daquele ano, o artigo da Lei Eleitoral que impunha o limite de 15 de maio para a filiação partidária de quem quisesse ser candidato. O PRN entrou com um recurso no TSE contra a candidatura, que acabou impugnada

Em 2012, Dilma Rousseff esteve em Guanambi,  por ocasião de visita e inauguração da Adutora do Algodão. Dilma foi eleita em 2010 disputando contra José Serra, e foi reeleita em 2014, disputando contra Aécio Neves. Em 2016 Dilma sofreu um processo de impeachment e foi afastada da presidência da República.

Por Salvany Cotrim