Guanambi têm uma dívida de gratidão com o saudoso Prisco Viana, que ao longo de 7 mandatos como deputado federal, sempre esteve presente e trazendo desenvolvimento para o município.
As homenagens a Prisco Viana em Guanambi, deveriam ser mais vultosas, mais marcantes, a exemplo do seu nome numa praça bem localizada, no centro, a fim de se lembrar mais do grande político que foi.
A Câmara dos Deputados já realizou sessão solene em homenagem póstuma ao deputado federal, Prisco Viana, em 2015.
O autor do requerimento 747/2015, na época, foi o deputado Arthur Maia. “Prisco Viana deixou um legado de seriedade e muito trabalho. Sua lembrança remete à minha infância, na provinciana Guanambi dos anos 70”, disse Arthur Maia.
“Prisco Viana era o grande representante, aqui em Brasília, de toda uma região que àquela época, impelida pela força da cultura do algodão no Vale do Iuiu, já delineava um futuro de desenvolvimento”, relembra Arthur Maia.
Para o parlamentar, os mandatos de Prisco foram marcados por profunda atuação como articulador, líder e dirigente partidário, chegando a ser secretário geral do antigo PDS.
Prisco Viana, nascido em Caetité, foi deputado federal por sete mandatos e ministro de Estado da Habitação no Governo de José Sarney.
Como relator da Comissão de Organização Eleitoral, Partidária e de Garantia das Instituições, foi um dos principais responsáveis pela transição para a Democracia.
Prisco era jornalista e foi candidato a governador da Bahia em 2002. Sua trajetória de lutas pelo Brasil teve fim com seu falecimento no dia 26 de fevereiro de 2015.
Por Salvany Cotrim / Bonny Silva