HGRS já realizou 23 transplantes desde o início do programa, em 2018
O Hospital Geral Roberto Santos (HGRS) realizou, na segunda-feira (9), mais um transplante renal. Trata-se de um paciente de 24 anos, com doença renal crônica e em hemodiálise há quatro anos.
De acordo com a nefrologista Luana Andrade, responsável pelo Programa de Transplante Renal do HGRS, é provável que a doença do paciente seja hereditária. “O pai transplantou conosco há dois anos e o irmão mais novo também tem problema renal, mas faz acompanhamento desde cedo e não tem indicação de transplante”, conta ela.
Com o procedimento desta segunda-feira, o HGRS já realizou 23 transplantes desde o início do programa, em 2018. Somente neste ano, cinco pacientes já foram transplantados no hospital.
Atualmente, o ambulatório atende mais de 200 pacientes transplantados renais, entre eles os pacientes transferidos do Hospital Espanhol, do Hospital São Rafael e de São Paulo.
“O transplante renal continua sendo o tratamento que traz a melhor qualidade de vida para o paciente com doença renal crônica em estágio avançado e, às vezes, é a única opção de tratamento, quando o paciente não tem acesso vascular ou peritoneal para diálise”, avalia Luana.
Tribuna da Bahia