O eleitor baiano parece ter mudado de comportamento, pelo menos é o que os números da pesquisa DataFolha indicam, divulgada nesta quarta-feira (24).
O pessoal do PT da Bahia acredita/acreditava que Lula e Rui Costa irão transferir a popularidade que ostentam para Jerônimo Rodrigues, consequentemente transferir votos, o que segundo a pesquisa, não está ocorrendo.
A história se repete também no grupo de ACM Neto, que não transfere a popularidade do líder nas pesquisas ao governo da Bahia para o candidato a senador Cacá Leão.
A julgar pela pesquisa DataFolha, o eleitor baiano está separando as coisas. Antes, o voto em Lula, agora líder nas pesquisas para presidente, que em 2006 ajudou eleger Wagner, e este ajudou eleger Rui Costa em 2014, o governador eleito, elegia também o senador do seu grupo político.
Nessas eleições, enquanto ACM Neto está com 54% das intenções de voto, Jerônimo tem 16% e João Roma 8%, para o senado, a liderança está com Otto Alencar (candidato na chapa de Jerônimo) com 32%, seguido por Cacá Leão (candidato na chapa de ACM Neto) com 10%, e Raissa Soares com 7%.
O eleitor parece entender que transferência de voto ou voto casado não deve ocorrer, e que está votando no candidato que acredita ser o melhor para aquele cargo, não por causa do partido ou grupo político.
Por Salvany Cotrim