O deputado estadual Luiz Augusto (PP), quadro histórico do Partido Progressista da Bahia, eleito 4 vezes deputado estadual, em 2018 obteve 42.418 votos, ficando na quinta suplência, assumiu recentemente a vaga como deputado estadual. 

Luiz Augusto disse que não irá se candidatar a deputado agora em 2022 e que apoiará a pré candidatura a deputado estadual do empresário do ramo da educação, Felipe Duarte da UNIFG, que tem o apoio da gestão do prefeito de Guanambi, Nilo Coelho.

Uma fonte, sob a condição de anonimato, disse a este site Politica10, que o vice governador João Leão (PP), presidente do Progressistas da Bahia, mesmo partido de Luiz Augusto, caso assuma o governo da Bahia, pretende fortalecer as bancadas do partido no estado, elegendo o número máximo possível de deputados estaduais e federais do PP, e que para isso, teria sinalizado que precisa da candidatura do experiente Luiz Augusto, e que dará todo apoio e estrutura para que Luiz vença a eleição. 

Diante desse fato novo, não se sabe como o deputado Luiz Augusto vai reagir a este eventual novo cenário da politica baiana. 

Por Salvany Cotrim