Pessoas que venceram o coronavírus, mas ficaram com sequelas da doença ganharam um centro de tratamento pós-Covid. O ambulatório foi inaugurado pela Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), nesta terça-feira (3), em parceria com a prefeitura da cidade e vai funcionar no Centro Social Urbano (CSU), localizado na rua Tostão, bairro Cidade Nova.

“Após a recuperação, muitos pacientes graves ainda têm o desafio de retomar a rotina normal. Nessa fase as sequelas deixadas pelo vírus ficam evidentes e podem comprometer a qualidade de vida. O nosso foco é cuidar dessas pessoas que precisam de atendimento especializado”, destacou o prefeito de Feira de Santana, Colbert Martins Filho.

Ex-secretário de Saúde e coordenador-médico da unidade, Edval Gomes explica que o atendimento será prestado por uma equipe multidisciplinar de apoio composta por mais de 60 profissionais, além dos estudantes da universidade da área de saúde que auxiliarão no serviço.

Segundo o reitor da instituição, professor Doutor Evandro do Nascimento, o funcionamento do ambulatório representa um avanço importante na formação profissional. “A oferta deste serviço com qualidade depende de uma boa formação acadêmica”, ressaltou.

O secretário Marcelo Britto destaca que a entrega da unidade coincide com o período em que Feira de Santana registra uma queda na curva de contaminação. “Os índices apontam um aumento de pacientes recuperados da doença,bem como redução na quantidade de casos positivos e hospitalizados.  A unidade é mais um reforço no enfrentamento à pandemia”, afirmou o titular da pasta. 

O equipamento dispõe de sete consultórios médicos, farmácia, almoxarifado, sala de coleta, banheiros adaptados e um espaço acessível. Rampas na entrada do Centro facilitarão o acesso de pacientes com deficiência ou mobilidade reduzida até as salas de atendimento.

Agendamento prévio

Para ser atendido é necessário agendamento prévio nas Unidades de Saúde da Família (USFs) e Unidades Básicas de Saúde (UBSs) dos bairros. Os pacientes que foram internados na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital de Campanha serão agendados assim que receberem alta médica. O funcionamento do Centro de Tratamento pós-Covid ocorre de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. 
 
O atendimento prestado na unidade contempla as áreas médicas da Nefrologia, Clínica Geral, Neurologia, Cardiologia, Pneumologia e Psiquiatria, além de Fisioterapia, Nutrição e Psicologia. A expectativa é atender 2 mil pacientes por mês.

Bnews