Mais de 50% dos medicamentos são usados de forma inadequada: CRF-BA aposta no humor para mudar esse cenário

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Mais de 50% dos medicamentos são usados de forma inadequada: CRF-BA aposta no humor para mudar esse cenário

O uso inadequado de medicamentos é uma das principais causas de intoxicação e morte no Brasil. Segundo dados da Anvisa, mais de 50% dos medicamentos são prescritos, dispensados ou vendidos de forma inadequada, e metade dos pacientes não segue corretamente o tratamento.

O problema é tão grave que 29% das intoxicações no país são causadas por medicamentos, e 18,3% das mortes relacionadas a intoxicações envolvem o uso de remédios. Diante desse cenário preocupante, a necessidade de campanhas educativas se torna urgente.

Na Bahia, o Conselho Regional de Farmácia (CRF-BA) tem se destacado nacionalmente por adotar uma abordagem criativa e eficaz na luta contra a automedicação: o humor.

Com campanhas bem-humoradas e linguagem acessível, o CRF-BA tem conseguido se conectar com a população e transformar informações técnicas em mensagens envolventes.

As campanhas mais recentes, “Fuja da Tia do Remédio” e “É Assim que a Bactéria Fica Quando Você se Automedica", viralizaram ao retratar personagens em relação ao oferecimento de medicamentos sem qualquer orientação profissional.

De forma divertida, a ação reforça a importância do farmacêutico como referência segura e qualificada. A campanha circulou por comerciais de TV, outdoors e redes sociais, atingindo públicos diversos com alto engajamento.

“Acreditamos que comunicação eficiente salva vidas. Ao aproximar o cidadão do conhecimento, quebramos mitos, combatemos a automedicação e valorizamos o farmacêutico. O humor, quando bem usado, se transforma em ferramenta poderosa de conscientização”, destaca o presidente do CRF-BA, Dr. Mário Martinelli Jr.

As ações do CRF-BA são desenvolvidas pela agência Zmote Comunicação, com mais de três décadas de atuação. Para o Diretor de Criação da Zmote, Afonso Garcia, o sucesso está na combinação entre propósito claro e criatividade: “Dá, sim, pra falar sério sem ser insosso. O humor aproxima, informa e transforma”.

Com campanhas cada vez mais ousadas, o CRF-BA se consolida como referência não apenas na regulação da profissão farmacêutica, mas também na forma de comunicar com empatia, leveza e responsabilidade.

A expectativa agora gira em torno da próxima campanha do Conselho, que promete mais uma vez surpreender e educar.

Assessoria de Imprensa CRF-BA