Apenas 8 baianos entre deputados e senadores, foram listados. O levantamento é elaborado pelo DIAP (Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar), desde 1994.

Os senadores Jaques Wagner (PT) e Otto Alencar (PSD) são os dois senadores baianos que integram a lista dos 100 parlamentares mais influentes do Congresso Nacional de acordo com levantamento do Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (DIAP). A relação foi divulgada nesta sexta-feira (27). 

Entre os deputados federais baianos estão Alice Portugal (PCdoB), Afonso Florence (PT), Antonio Brito (PSD), Cacá Leão (PP) e Daniel Almeida (PCdoB), todos da base governista na Bahia, e Arthur Maia (DEM), ligado ao grupo do ex-prefeito de Salvador, ACM Neto (DEM).  

A pesquisa inclui apenas os parlamentares que estavam no efetivo exercício do mandato no período de avaliação, correspondente ao período de fevereiro a junho de 2021.

Entre os 100 parlamentares que comandam o processo decisório no Congresso, 66 são deputados e 34 são senadores.

OS CABEÇAS – O próprio DIAP define que os “cabeças” do Congresso Nacional são “aqueles parlamentares — deputados e senadores — que conseguem se diferenciar dos demais pelo exercício de todas ou algumas das qualidades e habilidades descritas. Entre os atributos que caracterizam um protagonista do processo legislativo, destacam-se a capacidade de conduzir debates, negociações, votações, articulações e formulações, seja pelo saber, senso de oportunidade, eficiência na leitura da realidade, que é dinâmica, e, principalmente, facilidade para conceber idéias, constituir posições, elaborar propostas e projetá-las para o centro do debate, liderando a repercussão dessas, e tomada de decisão”.

Também foi divulgada pelo departamento a lista de Ascensão, ou seja, aquele deputado ou senador que vem recebendo missões partidárias, políticas ou institucionais e se desincumbindo bem dessas. Nessa modalidade aparecem os nomes de Claudio Cajado (PP), Elmar Nascimento (DEM), Jonga Bacelar (PL) e Lídice da Mata (PSB).