Depois da nova decisão anunciada nesta segunda (7) pelo senador Jaques Wagner de que o PT será cabeça de chapa, Otto irá para reeleição ao senado e que o governador Rui Costa permanecerá no cargo até o fim do mandato, três nomes foram postos à mesa para discussão e definição de quem será o candidato do PT ao governo da Bahia. 

Luiz Caetano, prefeito de Camaçari por 3 mandatos e atual Secretário de Relações Institucionais do Governo da Bahia; Moema Gramacho ex deputada federal e prefeita de Lauro de Freitas por 4 mandatos; e Jerônimo Rodrigues, atual Secretário de Educação da Bahia, são os três nomes do PT para a disputa ao governo do estado. 

Natural de Jequié, Jerônimo Rodrigues é mestre em Ciências Agrárias pela UFBA, foi membro do conselho curador da Fapesb e do fundo de combate à pobreza da Bahia, do conselho de segurança alimentar e nutricional baiano.

Na política, atuou em diversas áreas, como secretário executivo adjunto do Ministério do Desenvolvimento Agrário; secretário nacional do Desenvolvimento Social; assessor especial da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação da Bahia; assessor especial da Secretaria de Planejamento; secretário de Desenvolvimento Rural.

Em 2019 assumiu o seu grande desafio: comandar a pasta mais estratégica e de maior orçamento do estado da Bahia, a Educação. E é por ser Secretário de Educação da Bahia, que Jerônimo Rodrigues é conhecido em todo o estado e é considerado como competente, o que motivou Jaques Wagner a falar: “Jerônimo é um cabra onde bota a mão, as coisas dão certo”, disse o senador Wagner. 

Por ser mais conhecido em toda Bahia e ter a simpatia e preferência de Wagner e Rui Costa é que estão dizendo que Jerônimo Rodrigues leva vantagem sobre Caetano e Moema, os quais tem um capital político mais centralizado na região metropolitana de Salvador. 

Por Salvany Cotrim