João Leão têm uma história de sucesso na politica baiana; foi prefeito de Lauro de Freitas, deputado federal por cinco mandatos e vice governador reeleito na chapa com o governador Rui Costa.

João Leão não poderá disputar um terceiro mandato como vice governador; poderia até se candidatar a deputado federal, mas iria causar um conflito com a certamente candidatura a reeleição para deputado federal do seu filho, deputado Cacá Leão.

Comandante do PP (partido progressista) na Bahia, e fazendo parte do tripé (PT, PSD e PP) principais partidos que dão sustentação ao governo Rui Costa, João Leão começa a perceber que irá perder a queda de braço para Otto Alencar por espaço na futura chapa.

Tudo isso porque Rui Costa deverá escolher dá apoio ao deputado do PSD, Adolfo Menezes para a disputa à presidência da Assembléia Legislativa da Bahia, e mais, entregar a Otto Alencar a vaga para a disputa ao Senado, na chapa encabeçada por Jaques Wagner, em 2022.

A vaga ao Senado na chapa com Jaques Wagner, poderia ser entregue a João Leão, mas as pessoas próximas ao governador Rui Costa, dizem que Otto está melhor posicionado politicamente na Bahia, têm mais prefeituras, têm mais um senador no PSD ( Ângelo Coronel), daí essa eventual escolha por Otto, a fim de ter um prejuízo menor.

Sendo assim, João Leão, o bonitão (chama todo mundo de bonitão), poderá marchar com o grupo de ACM Neto (o que seria ótimo para ele), segundo partidários de ACM Neto, pois conforme estes, o democrata vai vim forte para vencer.

Por Salvany Cotrim