Salvador, Licínio de Almeida e Amargosa receberam a premiação maior da iniciativa que reconhece ações da gestão pública.
O programa especial com todos os municípios vencedores nas demais categorias vai ao ar neste domingo, 24, às 21h30 na tela da Band Bahia
Prefeitos, secretários municipais e seus representantes estiveram ontem à noite na sede da Band Bahia para a cerimônia de entrega do prêmio Band Cidades Excelentes – Boas práticas de Gestão Pública. Realizado em parceria com o Instituto Aquila, o objetivo é reconhecer e incentivar propostas de gestão pública que melhorem a qualidade de vida nas cidades baianas. Os municípios de Salvador, Licínio de Almeida e Amargosa receberam o prêmio principal da noite e levaram o título de Cidade Excelente.
A solenidade contou com a presença do prefeito de Salvador, Bruno Reis, e do governador em exercício, Adolfo Menezes. O programa especial, com todos os municípios vencedores nas demais categorias e entrevistas, vai ao ar neste domingo, 24, às 21h30 na tela da Band Bahia.
Na abertura, os presentes assistiram a um pronunciamento de João Carlos Saad, presidente do Grupo Bandeirantes, que destacou o desafio que foi realizar um prêmio que reconhecesse a gestão pública brasileira. Bastante aplaudido, Saad afirmou que muitas vezes o gestor púbico é incompreendido e punido pelo que faz e também pelo que deixa de fazer. “Esse prêmio, que pode ser considerado o Oscar da gestão pública, não apenas reconhece os melhores prefeitos dos diversos municípios do
país, mas também gera dados para que o cidadão possa acompanhar o desempenho do gestor público e saber quem cuida melhor do seu município”, disse.
O governador em exercício da Bahia, Adolfo Menezes parabenizou o Grupo Bandeirantes pela iniciativa. “É um prazer muito grande estar aqui neste momento, incentivando os bons gestores e mostrando que é possível, com empenho e perseverança fazer uma boa gestão pública”, enfatizou.
Um dos vencedores da noite, o prefeito de Salvador, Bruno Reis, disse que o reconhecimento aumenta a responsabilidade. “Salvador era uma cidade degradada e após oito anos da administração do prefeito ACM Neto e um ano da nossa gestão, estamos disputando as principais posições e isso é motivo de orgulho, mas, ao mesmo tempo, um desafio para seguir sempre melhorando”, pontuou.
No mês de novembro será realizada a premiação nacional em Brasília. Para o diretor regional da Band Nordeste, Augusto Correia Lima, esse é o legado que a emissora quer apresentar para a sociedade. “A Band está sempre presente em todos os momentos da vida da Bahia e do Brasil. É pioneira na cobertura das eleições com a realização de debates entre os candidatos e com essa iniciativa consolidamos nossa responsabilidade social, participando cada vez mais da vida da nação”, afirmou.
Essa é uma iniciativa do Grupo Bandeirantes de Comunicação e do Instituto Aquila. Os participantes puderam submeter Projetos Qualitativos que garantem a melhoria da infraestrutura e qualidade de vida dos municípios.
Essa é a primeira plataforma big data do país a contemplar dados de todos os 5.570 municípios brasileiros. São indicadores públicos ligados a cinco pilares: eficiência fiscal e transparência; educação; saúde e bem-estar; infraestrutura e mobilidade urbana; desenvolvimento econômico e ordem pública. São as próprias prefeituras que alimentam o sistema.
Os dados da plataforma são analisados e as cidades pontuadas. A escala vai de zero a 100. Até 50 pontos, a cidade é considerada em situação crítica. Entre 50 e 65, em desenvolvimento. Entre 65 e 80, desenvolvida. Acima disso (80 a 100) é considerada uma cidade excelente.
O prêmio vai reconhecer os municípios que alcançarem os melhores índices. Todas as cidades do país serão inscritas automaticamente, e poderão enviar projetos novos ou em implantação para ganhar pontos. Serão premiadas seis categorias: os cinco pilares e a vencedora no ranking geral. Os municípios são divididos em três grupos, conforme o número de habitantes.
Confira todas as premiadas:
Prêmio Principal: Cidade Excelente:
Categoria: Menor que 30 mil habitantes
1º lugar: Licínio de Almeida;
2º lugar: Caculé;
3º lugar: Jacaraci;
Categoria: Entre 30 mil e 100 mil habitantes
1º lugar: Amargosa;
2º lugar: Mata de São João;
3º lugar: Brumado;
Categoria: acima de 100 mil habitantes
1º lugar: Salvador;
2º lugar: Camaçari;
3º lugar: Barreiras;
Pilar: Infraestrutura
Categoria: Menor que 30 mil habitantes
1º lugar – Fátima;
2º lugar – Madre de Deus;
3º lugar – São Domingos;
Categoria: Entre 30 mil e 100 mil habitantes
1º lugar: Itapetinga;
2º lugar: Brumado;
3º lugar – Macaúbas
Categoria: acima de 100 mil habitantes
1º lugar: Santo Antônio de Jesus;
2º lugar: Paulo Afonso;
3º lugar: Itabuna;
Pilar: Saúde e Bem-estar
Categoria: menor que 30 mil habitantes
1º lugar: Itanagra;
2º lugar: Pedrão;
3º lugar: Piripá;
Categoria: Entre 30 mil e 100 mil habitantes
1º lugar: São Francisco do Conde;
2º lugar: Jaguarari;
3º lugar: Ruy Barbosa;
Categoria: acima de 100 mil habitantes
1º lugar: Santo Antônio de Jesus;
2º lugar: Feira de Santana;
3º lugar: Salvador;
Pilar: Eficiência Fiscal
Categoria: menor que 30 mil habitantes
1º lugar: Maracás;
2º lugar: Tapiramutá;
3º lugar: Glória;
Categoria: Entre 30 mil e 100 mil habitantes
1º lugar: Mata de São João
2º lugar: São Desidério;
3º lugar: Rio Real;
Categoria: acima de 100 mil habitantes
Categoria: acima de 100 mil habitantes
1º lugar: Barreiras;
2º lugar: Salvador;
3º lugar: Camaçari;
Pilar: Desenvolvimento econômico
Categoria: menor que 30 mil
1º lugar: Caculé;
2º lugar: Lajedão;
3º lugar: Caatiba;
Categoria: Entre 30 mil e 100 mil habitantes
1º lugar: Luís Eduardo Magalhães;
2º lugar: Cruz das Almas;
3º lugar: Mucuri;
Categoria: Acima dos 100 mil habitantes
1º lugar: Lauro de Freitas;
2º lugar: Salvador;
3º lugar: Barreiras;
Pilar: Educação
Categoria: Menor que 30 mil
1º lugar: Licínio de Almeida
2º lugar: Caculé;
3º lugar: Jacaraci;
Categoria: Entre 30 mil e 100 mil habitantes
1º lugar: Irecê;
2º lugar: Amargosa;
3º lugar: Seabra;
Categoria: Acima de 100 mil habitantes
1º lugar: Juazeiro;
2º lugar: Vitória da Conquista;
3º lugar: Barreiras;
Tribuna da Bahia