Cerca de nove municípios estão em situação de emergência, em alguns as prefeituras registraram mais de 600 desalojados
As chuvas que vêm ocorrendo na Bahia tem causado estragos em várias cidades baianas. Em decorrência disso, duas crianças morreram após o carro em que estavam ser arrastado pela correnteza, em Elísio Medrado, na Bahia. Cerca de nove municípios estão em situação de emergência, em alguns as prefeituras registraram mais de 600 desalojados.
Até o momento não há registro de feridos ou desaparecidos. A previsão é que as chuvas e ventos fortes permaneçam até terça-feira (30). A Defesa Civil (Codesal), informou ainda que há risco para deslizamentos de terra devido aos acumulados de chuvas dos últimos dias.
A Superintendência de Proteção e Defesa Civil da Bahia (Sudec), confirmou no sábado (27) a morte de duas crianças. O incidente aconteceu na rodovia BR-242, entre as cidades de Castro Alves e Santa Terezinha, ambas a quase 200 km de Salvador. Dentro do veículo havia três crianças e um casal, na ocasião a chuva era tão forte que arrastou o carro pela enxurrada e só parou depois de bater na pedra.
As duas crianças que morreram eram sobrinhas do casal. A terceira criança e o casal conseguiram sair do carro e foram socorridos para o Hospital de Castro Alves.
De acordo com a Codesal, o Centro de Monitoramento de Alerta e Alarme da Defesa Civil de Salvador (Cemadec) aponta que os maiores acumulados de chuvas neste final de semana foram os bairros da Calçada, Santa Luzia, Campinas de Brotas, Brotas, Centro, Capelinha, Calçada, Bom Juá, Pituba, IAPI, Engenho Velho de Brotas e Chapada do Rio Vermelho.
Durante o temporal, alguns lugares no interior do estado foram atingidos. O Rio Cachoeira, que passa pelas cidades de Ilhéus e Itabuna, no sul da Bahia, subiu mais de seis metros. Em Muquém,houve falta de energia e água potável. Já em Guaratinga, três pontes caíram. Outros municípios também enfrentam muitas dificuldades em função de estruturas danificadas por conta dos temporais.
De acordo com o órgão, os municípios que estão em situação de emergência por conta das chuvas são: Brumado, Medeiros Neto, Cícero Dantas, São Miguel das Matas, Anagé, Wanderley, Ilhéus, Cravolândia e Muquém do São Francisco.
A previsão do tempo do Instituto Nacional de Meteorologia da Bahia (Inmet), indica que até até terça-feira (30), os dias serão de muitas nuvens com pancadas de chuva e trovoadas isoladas, com temperatura variando entre 24° e 31° C. A partir de quarta-feira (31), será de tempo aberto com poucas nuvens, com máxima de 32° C.
Em nota, a Sudec afirma que está dando suporte aos locais atingidos pelo temporal. “Neste momento, está sendo prestado todo suporte técnico aos municípios e kits de ajuda humanitária, contendo cestas básicas, água mineral, itens de higiene e limpeza, colchões e cobertores, já estão em fase de separação para serem distribuídos às localidades atingidas.
Em caso de fortes chuvas e rajadas de vento, não se abrigue debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda. Se possível, desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia. Obtenha mais informações junto à Defesa Civil e ao Corpo de Bombeiros”, reforçou.
Por Tribuna da Bahia
GUANAMBI
Em Guanambi as águas do Riacho Belém invadiram casas interditando a avenida Sandoval Moraes que dá acesso ao Parque de Exposições e também as pistas do Parque da Cidade onde populares fazem caminhadas, foram interditadas, com grande volume de águas que não se via em Guanambi há 32 anos, desde as fortes chuvas de 1992.
GUANAMBI, Riacho Belém, Avenida Sandoval Moraes, 28/01/2024
GUANAMBI, Parque da Cidade, 28/01/2024
Por Salvany Cotrim