Dr. Mário Martinelli, ex presidente do CRF-BA (Conselho Regional de Farmácia da Bahia) e pré candidato a deputado estadual, participou nesta terça (28/06), em Brasília, junto com a deputada federal Alice Portugal, da Audiência Pública que discutiu a venda de medicamentos isentos de prescrição médica (MIPs), fora das farmácias.
Mário Martinelli tem destacado a luta da deputada federal Alice Portugal, que tem lhe dado apoio em Brasília, para que os trabalhadores das farmácias, farmacêuticos e outros profissionais da área da saúde que prezam pela saúde coletiva, tenham seus direitos e espaços garantidos.
“Há um grande risco sanitário na venda de medicamentos em supermercados. Esse é um problema de saúde pública pois favorece o uso indiscriminado de medicamentos e consequentemente maior a possibilidade de intoxicação. Também há a questão das farmácias atenderem aos rigorosos critérios e requisitos de qualidade e segurança da vigilância sanitária, afastando riscos aos consumidores”, disse Dr. Mário Martinelli.
“Além do risco sanitário para toda a sociedade, outra questão importante deve ser pensada, a empregabilidade. Este cenário pode fazer com que várias farmácias fechem no Brasil, e na Bahia não seria diferente. O posto de trabalho de vários profissionais que trabalham nessas farmácias, não só do farmacêutico, como dos balconistas, gerentes, auxiliares de limpeza, segurança e todos os outros trabalhadores envolvidos”, reafirmou Mário Martinelli.
Por Salvany Cotrim