O presidente do Brasil Jair Bolsonaro esteve em Guanambi, nesta terça-feira (25), em campanha política para as eleições deste segundo turno, e respondeu a pergunta do radialista Val Rodrigues (Bocão de Guanambi), da Rádio 104 FM, e disse que caso reeleito, o salário mínimo será reajustado acima da inflação. 

Jair Bolsonaro disse que essa história do salário mínimo não ter reajuste real, a extinção do 13° e o comprometimento das aposentadorias, é mais uma mentira inventada pelo PT, mais uma mentira inventada pelas esquerdas.

O ministro Paulo Guedes planejava enviar uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) ao Congresso Nacional, caso Jair Bolsonaro (PL) seja reeleito, que prevê salário mínimo e benefícios previdenciários, como a aposentadoria e o Benefício de Prestação Continuada (BPC), sem correção pela inflação do ano anterior.

Atualmente, os benefícios são corrigidos anualmente pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) do ano anterior, o que garante a estabilidade do salário em relação ao aumento de preços para famílias que ganham até cinco salários mínimos.  

Frente às críticas e em meio à campanha eleitoral, Guedes agiu para negar que a mudança vai representar congelamento de salários e aposentadorias. Um dia depois de o assunto vir à tona, o candidato Bolsonaro disse que iria garantir ganho real no próximo ano.

Por Salvany Cotrim