A Prefeitura Municipal de Guanambi instituiu um Comitê de Planejamento do Projeto de Reconstrução do Casarão Solar dos Barros em Mutãs, com a seguinte composição:

Secretário de Planejamento – Coronel Lira, Secretário de Infraestrutura – Michel Mâcedo, Secretário de Cultura, Esporte e Lazer – Victor Boa Sorte, Secretário de Agricultura – Felipe Duarte, ex-Prefeita de Guanambi – Sizalta Donato, Engenheira Civil – Ednéia Almeida, ex-Vereador José Carlos Latinha e Luana Bastos. O comitê realizou a primeira reunião e visita ao casarão no dia 23 (Quarta-Feira), às 8 horas, no distrito de Mutãs.

O Comitê de Planejamento tem o objetivo de organizar, debater e acompanhar o trabalho de reconstrução do casarão, visando contribuir voluntariamente para a execução do projeto.

O Solar dos Barros é uma edificação construído nos anos 60 e foi adquirido pelo poder público na gestão da Prefeita Sizalda Donato. Fica localizado às margens da Lagoa da Espera e em frente aos chapadões da Serra dos Montes Altos – Trecho Serra de Mutãs. Na gestão do Prefeito Jairo Magalhães foi realizada a primeira etapa de reconstrução do casarão com a execução do Projeto de Urbanização da Lagoa de Mutãs.

Segundo a gestão municipal, a reconstrução do Casarão torna-se estratégica e fundamental não apenas para o que se cumpra a promessa de reconstrução do casarão, mas como ação importante do governo para a preservação da sua história cultura e arquitetônica, bem como fomento ao turismo e criar mais uma importante área de lazer no distrito.

O comitê destacou que a reconstrução do Casarão terá um alto custo aos cofres públicos, é importante que se considere o uso de Termos de Cooperação, a participação do IPHAN e da Bahiatursa. Também foi destaco a necessidade de recorrer a projetos de Leis de Incentivo e articular emendas de parlamentares da região para que se possa captar recursos juntos ao poder público estadual e federal e de empresas privadas.

A gestão municipal vai iniciar o trabalho prático do projeto de reconstrução do Casarão Solar dos Barros com a remoção e limpeza geral dos entulhos na área do casarão e da Lagoa de Mutãs.

Cronograma de trabalho:

– Elaboração do projeto de captação via Lei de Incentivos;

– Captação de recursos nas esferas estadual e federal;

– Captação de recursos privados;

– Destinação do uso dos espaços após a reconstrução;

– Gestão do espaço após inaugurado;

– Nível de fidelidade com o projeto original (o que inclui os jardins da residência);

– Documentário da reconstrução;

– Projeto de engenharia e arquitetura;

– Publicidade e comunicação (o apoio da população é fundamental);

– Orçamento;

– Audiência Pública para aprovação do projeto;

– Cronograma de ação e execução.

Blog do Latinha