O Senador Otto Alencar é considerado hoje a segunda força da política baiana da situação, só atrás do governador Rui Costa. Presidente do PSD na Bahia, Otto esta semana teve seu nome lembrado para a disputa à Presidência da República pelo presidente nacional do partido, o ex prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab. O PSD é o partido que mais tem prefeituras na Bahia.

Em Guanambi, os nomes do vice prefeito e empresário Hugo Costa e da deputada estadual Ivana Bastos, são considerados quadros importantes e estratégicos para as pretensões do PSD. Partindo da premissa de que jogador que não joga não faz gol; partido político que não disputa eleição, não consolida espaço, o Senador quer se cacifar mais ainda para 2022. Para isso mapeia os potenciais nomes de seu partido, aqueles com menos rejeição e com condições de fazer o partido crescer mais ainda.

Otto Alencar também e principalmente é lembrado para a disputa ao cargo de governador da Bahia em 2022. Outros nomes estão postos do mesmo espectro político, como Jaques Wagner e João Leão. Sobre o nome de Jaques Wagner disputar novamente o governo da Bahia, responde-se com a seguinte indagação: “com tantos nomes tradicionais no PT, por quê Rui Costa buscou um nome de fora do partido para a disputa a prefeitura de Salvador neste ano?”. O que leva a crer que o nome de Wagner não é tão certo na disputa de 2022, eventualmente abrindo grande espaço para Otto Alencar.

Em Guanambi, de há muito, o nome de Hugo Costa ganha força por seu jeito arrojado de administrar. Os famosos 15 dias são lembrados até hoje, quando Hugo assumiu a prefeitura e fez mutirões na infraestrutura, como limpeza, iluminação e tomando decisões de abertura de ruas. Na saúde teve liberação de convênios com a UNIFG e FIP Guanambi e pedidos de urgência à justiça guanambiense na questão de andamento do processo dos tão esperados 40% de cobrança para esgotamento sanitário. 

A deputada Ivana Bastos, presidente do PSD no município de Guanambi, é considerado a deputada guerreira que não cansa nunca. Presidente da UNALLE, recentemente participou de reunião remota com o Ministério da Educação, solicitando adiamento do ENEM, por conta de que muitos estudantes sem acesso a internet neste momento, ficariam prejudicados na concorrência com os demais. Ivana Bastos solicitou também a conclusão imediata do Hospital Unacon de Caetité para ser hospital referência no combate a COVID-19, na região. Com mais de 76 mil votos na última eleição, Ivana Bastos terá papel fundamental nas decisões das próximas eleições municipais. 

por Salvany Cotrim